Nota de Repúdio

Nota de Repúdio

A/C Diretor Presidente TV Carajás

Referência: Programa em Ação TV Carajás

A Federação Paulista de Desportos para Cegos (FPDC), entidade criada com objetivo de promover o fomento e o desenvolvimento do desporto para pessoas com deficiência visual no Estado de São Paulo, vem através desta, manifestar seu repúdio veemente com relação ao depoimento feito no último dia 30 de Abril, pelo comunicador Aldery Ribeiro, do Programa em ação TV Carajás.

Consideramos que tais declarações constituem um desserviço ao processo de inclusão social das pessoas com deficiência, além de demonstrar um completo desconhecimento acerca da trajetória de conquistas as quais, não apenas o Movimento Paralímpico Brasileiro, mas o esporte e as atividades físicas adaptadas representam na vida pessoal e profissional de milhares de indivíduos com deficiência, assim como de seus familiares e de profissionais vinculados a diversas áreas da produção científica.

Vale ressaltar que seguramente nenhum paratleta se dedica aos árduos treinamentos diários com a expectativa de se tornar uma pessoa sem deficiência. Ao contrário disso, podemos afirmar que os desafios inerentes ao desporto revelam uma outra face dessa condição numa perspectiva focada muito mais nas possibilidades do que nas impossibilidades.

Na oportunidade desejamos destacar também que, a FPDC respeita o direito à liberdade de expressão, no entanto entende que as manifestações públicas, sobretudo veiculadas em diferentes órgãos de imprensa devem ser pautadas pela ética, fundamentação, responsabilidade e equilíbrio, tendo em vista tratar-se de agentes influenciadores e formadores de opinião pública.

Estamos convictos de que o segmento composto pelas pessoas com deficiência, via de regra tem apresentado bons exemplos de superação, protagonismo e cidadania à sociedade brasileira.

Nesse sentido conclamamos que o citado comunicador, bem como a equipe da TV Carajás procure conhecer e divulgar os significativos progressos obtidos, por meio de ações em prol da inclusão, cumprindo assim um importante papel social no âmbito das relações humanas.

Finalizando, reiteramos nosso firme propósito de contribuirmos, na medida de nossas possibilidades com o debate e o encaminhamento de questões ligadas ao tema da inclusão, através da participação efetiva das pessoas com deficiência nos mais variados setores da vida social.

Respeitosamente,

Robson Panobianco – Diretor-Presidente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *